Como declarar investimentos no tesouro direto no IRPF?


Olá meus caros!

Recebemos muitas perguntas sobre como declarar investimentos no tesouro direto no IRPF.

O tesouro direto, é uma maneira que qualquer pessoa tem, de comprar títulos do tesouro brasileiro diretamente do governo, é uma maneira interessante de investimento.

Este rendimento do tesouro direto, é um rendimento de renda fixa, com isso, conforme você vai tendo renda neste tipo de investimento, a instituição que está administrando o investimento, desconta o imposto de renda na fonte automaticamente, e é uma tributação definitiva, ou seja, não está sujeito a ajuste na declaração.

Então, quando você tem investimentos em tesouro direto, você deve se atentar em apenas dois campos na sua declaração de imposto de renda:

  1. No quadro de rendimentos sujeitos à tributação exclusivamente na fonte, no campo de rendimentos de aplicação financeira, você deve informar o valor líquido, já deduzido do imposto de renda dos rendimentos que você teve com seu tesouro direto.

  2. E no quadro de Bens e Direitos, você deve incluir o bem, e informar o saldo daquele investimento no tesouro direto em 31 de dezembro de cada ano.

Apenas isto, é bem fácil.

Muito obrigado!