Copyright 2016 Sevilha Contabilidade 

UNIDADE CASA VERDE - SP

CONTATO

+55 11 2879-6682

sevilha@sevilha.com.br

Av. Baruel, 246 - Casa Verde 
São Paulo - SP - CEP: 02522-000

REDES SOCIAIS

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey YouTube Icon

Distribuição de Lucros ou Dividendos

September 26, 2016

 

Vamos conversar um pouquinho a sobre distribuição de lucros, suas formalidades, os cuidados para distribuição de lucros e dividendos.

 

Começando pelo básico e que eu acho até que é exagero meu falar disso mas que é importante, o primeiro item a ser observado para que se possa falar sobre distribuição de lucro é que existam lucros. É preciso ver se a demonstração contábil indica aquele dinheiro como lucro e por incrível que pareça o fato de ter dinheiro no banco não é necessariamente sinônimo de que na contabilidade e nos balanços existam lucros.

 

Tento lucros, eu quero fazer a distribuição, posso fazer essa distribuição imediatamente ou não, como é que são as regras?

Em geral para tudo isso funcionar bem você tem que obedecer o que está dito no seu contrato social. Eu sempre comento que a distribuição do lucro pode afetar a saúde da empresa, então não adianta você tirar dinheiro e comprometer a saúde financeira do negócio, independente da periodicidade.

 

Sobre a tributação dos lucros, vamos dar um exemplo, resolvi retirar uma parte, 50 mil de lucro da empresa ou seja totalmente o meu lucro 500 mil reais, que tributos eu vou pagar, eu pessoa física e que tributos a empresa vai pagar ela pessoa jurídica?

A boa notícia é que para a distribuição do lucro não existe tributação, então a empresa que demonstrou a existência do lucro no seu balanço ela pode pegar aquele lucro e distribuir entre os sócios, e nem ela empresa nem o sócio pessoa física pagam imposto nenhum.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload